(Por Marcia Nassrallah, Editora de Jardinagem e Paisagismo do Simples Decoração)
Mais uma para série Plantas Fáceis de Cuidar, porém, esta é para quem tem espaço no jardim.
(e não deixe de ver o novo vídeo no Canal do Simples Decoração no You Tube! )
(Cica Fêmea)
A Cycas revoluta é popularmente conhecida por Cica e é vista por todas as partes. Confesso que já torci o nariz pra ela justamente por este motivo: uso excessivo e sem criatividade. Mas a culpa não é dela! Aliás essa espécie chamada de pré-histórica por ter exemplares machos e fêmeas separados (dioica), é uma das mais antigas que se tem notícia (sendo até conhecida como fóssil vivo). Originária da Ásia, Indonésia e Japão, se adaptou muito bem em nosso clima.
Ela também nos surpreende com características peculiares: Suas folhas são longas, rígidas e brilhantes, A Cica macho possuí um cone cilíndrico alongado cheio de pólen e muito visitado por abelhas (veja o vídeo); E a Cica fêmea produz no seu miolo dezenas ou centenas de sementes. A fecundação via sementes é muito difícil, em geral obtêm-se novos exemplares por brotações junto a planta mãe.
(Cica Fêmea detalhe do Miolo)
Eu já observo as Cicas por alguns anos mas nunca tinha visto um exemplar macho, que é muito mais raro. Este ano pude ver dois deles e observar a formação do cone de pólen que é uma coisa fantástica. Um deles, de tão pesado, caiu e tivemos a ideia de cortar para ver seu interior. Fiz umas fotos para vocês também apreciarem.
(Cica Macho)
A beleza estética do cone é maravilhosa. Quem estudou Proporção Áurea vai se lembrar. E as abelhas entrando e saindo… coisa mais linda! Assim como eu, acredito que vocês começarão a ver as Cicas de outra forma…Mas vamos as dicas de como cuidar:
(Cone Cica Macho cortado)
Ela é de pleno sol ou meia sombra; jamais tente cultivá-la na sombra. Ela gosta de local ventilado.
O solo de plantio deve ser uma mistura do solo do local, substrato para jardim, terra vegetal e areia grossa em partes iguais.
As regas devem ser espaçadas, e o solo não deve ficar encharcado. Evite regar as folhas com água tratada com cloro; nesse caso regue apenas a base ou tronco.
(Detalhe do cone da Cica Macho)
Tomando esses cuidados você evitará que a Cica adoeça, ou seja atacada por pragas.
A Cica tem crescimento bastante lento; são cerca de 3 cm por ano, mas é longeva e fica gigante. Ah! Ela não é uma Palmeira como alguns pensam.
E, como menciono no vídeo, as sementes da Cica são tóxicas, portanto, cuidado redobrado com crianças e animais; porém, a própria Cica tem seu jeito de afastar esses seres curiosos pois sua folhas levemente duras e pontiagudas causam um certo desconforto para chegar até as sementes. Não é à toa que alguns pássaros fazem ninho no meio da Cica.
(Detalhe do miolo da Cica Macho)
Espero que tenham gostado.
Se puder, curta, comente e compartilhe! Beijos e sucesso com a sua Cyca revoluta!