Sempre defendi o uso de plantas dentro de casa. Qualquer ambiente fica melhor e mais aconchegante com plantas, mas não é só isso!
Gostaria de começar falando sobre uma espécie muito difundida, de muito fácil cultivo, que ocupa pouco espaço e tem uma característica especial, boa para todos e principalmente para os alérgicos. E poucos sabem disso!
A diva a que me refiro é a conhecida “Espada de São Jorge” cujo nome científico é: Sansevieria trifasciata, que tem muitas variedades: folhas com margens creme-amareladas, com manchas verde-clara, acinzentadas com margens amarelas, de folhas curtas (anãs), rajadas, mais finas, mais largas, enfim, tem pra todos os gostos.
Mas o melhor de tudo… você sabia da capacidade despoluidora dessa plantinha? Eu li muito a respeito e assisti documentários sobre o assunto, daí fiz o teste: Vivo numa região bem poluída e toda manhã acordava com os olhos irritados e espirrava muito.
Quando soube que esta belezura tem como característica liberar muito oxigênio durante à noite (diferente da maioria das plantas) e que absorve diversos gases tóxicos dos ambientes internos – como o formol existente em madeiras tratadas, tecidos sintéticos, tapetes, carpete, tintas, etc, – coloquei-a para dormir ao meu lado.
Resultado: olhos limpos, sem irritação pela manhã e nada de espirros. E o quarto fica lindo!
Minha companheira no quarto
Portanto, indico muito para uso nos dormitórios, especialmente para os que sofrem de rinite e outras alergias respiratórias.
Esta composição de 3 vasos fiz para uma cliente usar no quarto dela e contém Espada de São Jorge, Espada anã e Jibóia.
Composição de Espada de São Jorge + Filodendro + Dinheiro em penca (uso no escritório)
O que ela necessita:
Solo: coloque argila expandida, ou brita ou qualquer coisa que sirva como dreno; por cima coloque manta drenante; depois uma mistura em partes iguais de substrato para jardim, terra vegetal e areia grossa. Daí é só plantar, lembrando que quem gosta de terra são as raízes. Firme bem as mudas para que não fique bambeando.
Clima: Sol pleno ou Meia Sombra (ótima luminosidade).
Rega: quando o solo estiver seco ou cerca de 1 vez na semana. Molhe o solo, não a planta, para não acumular água. A quantidade depende do tamanho do vaso. Não precisa encharcar. A terra precisa ficar úmida. Quando necessário passe um pano úmido nas folhas. Coloque areia no pratinho e seja feliz com sua “Espada de São Jorge”.
Ambiente by Marcelo Rosenbaum
Ah. Não deixe de nos contar os resultados. E se quiser saber mais sobre plantas despoluidoras, pergunte! Existem várias interessantes para ambiente interno, como o Lírio da Paz, Jibóia, Hera, Samambaia paulistinha, Pleomele, Ráfis, etc.
Observação: Se vc tem pets, coloque a planta fora do alcance deles. Apesar deles serem inteligentes o bastante para não comerem o que não lhes faz bem, filhotes podem fazer isso e ela pode ser tóxica para cães.
Qual você curte mais? Aguardo seus comentários!
Marcia Nassrallah
Fotos dos sites e blogs: Rosenbaum Pinterest, hypeness , Marcia Nassrallah e limaonaagua